sábado, 16 de março de 2013


Sinopse - O Mundo de Sofia - Romance da História da Filosofia - 
Cartas anônimas começam a chegar à caixa de correio da menina Sofia. Elas trazem perguntas sobre a existência e o entendimento da realidade. Por meio de um thriller emocionante, Gaarder conta a história da filosofia, dos pré-socráticos aos pós-modernos, de maneira acessível a todas as idades.



Jostein Gaarder 

Biografia
Jostein Gaarder é um escritor norueguês de romances filosóficos e contos. Tendo cursado o ensino primário na cidade de Ingierasen, enquanto que a formação secundária realizou na Escola da Catedral de Oslo. Na Universidade de Oslo, Gaarder estudou línguas escandinavas e teologia. Antes de lançar sua carreira de escritor dava aulas de filosofia na Escola Secundária Pública Fana, na cidade de Bergen.
O seu trabalho mais conhecido é O Mundo de Sofia, publicado em 1991, o qual relata um romance acerca da história da filosofia, que cujo enredo gira em torno de uma menina que,instruída e amparada por um filósofo, descobre que a sua existência nada mais é que o fruto da imaginação de outrem e, para chegar à esta conclusão, ela passa por todas as etapas da filosofia.
“O ensino da filosofia não precisa ser complexo, intricado. Tem a ver com curiosidade, a mania de fazer perguntas, algo que perdemos na cultura ocidental quando envelhecemos.” Jostein Gaarder 

Minha opinião: O livro "o Mundo de Sofia", é um romance que nos ensina de forma deliciosa os momentos e personagens reais e marcantes na história da filosofia. Quando li este livro não tive indicação de ninguém, estava na biblioteca e a sua sinopse me chamou a atenção, nas primeiras páginas percebi que não se tratava de um livro de romance qualquer, mas uma alusão profunda de um curso de filosofia avançado. É um livro que todos que leem sentem o mesmo que eu, se extasiam com a dinâmica do enredo. A forma aluarada de ser faz o livro se encantador. Apesar do mesmo ter sido editado e reeditado desde 1991, ele tem vendido absurdamente, por ainda não achei um livro que ensinasse ao leitor filosofia de forma descomplicada e dinâmica. Por isso permanece entre os principais da lista dos mais bem quisto. Já tive a oportunidade de ler o livro algumas vezes e não cansa, mesmo. Já assisti ao filme e amei muito, mas só entende quem já leu o livro.
Ps.: Gosto mais da capa azul, muito mais.  
 

https://www.youtube.com/watch?v=EGjEUiC0C6s   Disco 1
https://www.youtube.com/watch?v=EGjEUiC0C6s   Disco 2

5 comentários:

  1. Eu li esse livro q muito tempo atrás, quando ainda era adolescente. Esta semana comprei um exemplar de presente para minha filha,e vou começar a ler para ela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz muito bem, este livro cria em nós um pensamento crítico. é ótimo mesmo.

      Excluir
  2. Eu já li 2 vezes! Muito bom, aprendi muito com esse livro, recomendo a todas as pessoas. Gostei dessa nova edição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aprendi muito também, percebi coisas que não havia percebido ainda, ele nos faz pensar. Conceito A para mim.

      Excluir
  3. Assisti ao filme e é tão bom quanto o livro. Assistam. :D

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar aqui o sei oi, já estou realizada com sua presença. Você é muito importante pra mim. Aceito qualquer feedback. Preciso crescer e sua ajuda é fundamental. Meire :D
https://www.facebook.com/LeituraComAmor