sexta-feira, 29 de março de 2013



Garotas de Vidro - 

A verdade nem sempre é o que enxergamos 

Laurie Halse Anderson

Sinopse:
Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos.
Resenha das primeiras páginas... 
Estou lendo este livro e já posso comentar que a Lia sofre por sua amiga ter morrido em um quarto de motel  sozinha e ela se questiona o porquê de não ter atendido as 33 vezes que Cassie(sua amiga) tentou entrar em contato com ela e a todo momento a Lia está em conflito consigo mesma pelo fato das calorias está a cercando de todas as maneiras e ela conta cada uma delas que passa por sua boca. Seus pais são separados e ela mora com Jennifer (sua madrasta), seu pai, um renomado professor de História e a filha de Jennifer, filha de outro pai, Emma(sua irmã menor por consideração). Sua mãe a Dra Marrigan mora em outra casa e é quase tão distante quanto o pai. A história é bem  focada na sua magreza e mesmo pesando menos que 50,00 quilos, a sua luta constante em manter-se fiel ao seu peso atual é atormentador, muitas vezes...
Após terminar a leitura: A Lia tem sérios problemas de não ingestão de comida, ela e sua amiga de infância, Cassie, fizeram uma aposta de quem permaneceria mais magra. Cassie vomitava tudo que ingeria e Lia não comia, pois para ela seria muito melhor  do que vomitar. As duas creceram e tiveram uma adolescência conturbada, até que Cassie morreu em um quarto de motel sozinha. A narração do livro é feita em cima deste fato,  Lia se vê perturbada com as 33 chamadas não atendidas em seu celular,  a Cassie tenteou falar com ela e pedir sua ajuda, pois ambas já não se falavam há mais de ano.  Lia perde peso e esconde se seus pais separados, sua madrasta e sua irmã mais nova, Emma. A autora tenta mostrar a vida das diversas garotas que passam por disturbios alimentares cuja família não tem o devido conhecimento.  O livro é muito intenso e pesado, o tema é bastante polêmico e suscita, a todos quanto o lê, o pensamento que os diálogos entre pais e filhos são importantes, e o porquê de jovem de classe média baixa ou alta, tem tantos problemas com drogas e outras disfunções. Fato de pais ausente e distante que torna a vida de garotas como a Lia uma luta pela vida.
Mesmo que a mídia contribua para o elevado índice de anorexia, em busca da beleza perfeita, para que as mulheres insatisfeitas consigo mesmas , recorram ao consumo de produtos em busca desses ideais, ou suprima o necessário para manter o corpo saudável em busca do corpo perfeito.  Sem mencionar em cirurgias e  academias, trazendo problemas de saúde e exaustão.   
Minha Opinião: Este livro tem a temática do livro "A Ditadura da Beleza" de Augusto Cury.



A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres  
Augusto Cury 

Sinopse:
Com mais de 2 milhões de livros vendidos no Brasil, Augusto Cury retrata neste romance o cotidiano de mulheres que sofrem caladas as conseqüências de uma cruel realidade do mundo moderno: a ditadura da beleza. Apoiando-se em sua vasta experiência como psiquiatra e pesquisador, Cury dá um grito de alerta contra essa forma de opressão que vem deixando mulheres, adolescentes e até crianças tristes, frustradas e doentes. Influenciadas pela mídia e preocupadas em corresponder aos inatingíveis padrões de beleza que são apresentados, milhares de mulheres mutilam sua auto-estima - e, muitas vezes, seus corpos - em busca da aceitação social e do desejo de se tornarem iguais às modelos que brilham nas passarelas, na TV e nas capas de revistas.Ao tratar de um tema tão atual, este livro faz com que o leitor se identifique imediatamente com os personagens e sua luta por uma vida mais plena, em que cada pessoa se sinta livre para ser o que é, sem se envergonhar de sua aparência e sem se comparar a ninguém.


#Estes livros abordam um tema muito importante na nossa sociedade, quando digo nossa é nos incluindo na responsabilidade de todos nós a forma que tratamos nossos jovens, adolescentes e até crianças que tem distúrbios alimentares. Aborda temas como anorexia, bulimia, etc... Aborda também o bullying(intimidação) nas escolas, na família(entre irmão e primos, ou até parentes adultos) e na sociedade em geral. São assuntos complexos que deveriam ser mais discutidos em palestras públicas e locais de reuniões na sociedade atual. Nota 10 aos livros acima.   



*****   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar aqui o sei oi, já estou realizada com sua presença. Você é muito importante pra mim. Aceito qualquer feedback. Preciso crescer e sua ajuda é fundamental. Meire :D
https://www.facebook.com/LeituraComAmor